
São José e os agonizantes
Morreu José nos braços de Jesus e de Maria. Houve mais bela e venturosa morte? Não é o patrono verdadeiro e autêntico de todos os agonizantes?
Assim o chama a Igreja nas Ladainhas: Patrone morientium, ora pro nobis. Oh! não há melhor, nem mais poderoso advogado de nossa pobre alma na hora da morte.
O povo reza e canta: Quando eu estiver morrendo Quero com viva fé Consolo achar dizendo: Jesus, Maria e José!
Felizes de nós se Deus nos conceder essa graça das graças — a da perseverança final. Pela intercessão de São José a obteremos com toda a segurança.
Não deixemos um só dia de recomendar a São José os pobres agonizantes.
A Igreja aprovou e enriqueceu de singulares privilégios a Pia União do Trânsito de São José pelos agonizantes, fundada em Roma.
S. Pio X, ao aprová-la, fez questão que seu nome fosse o primeiro a ser inscrito e fez lembrar, a todos os sacerdotes um certo dever de caridade de recomendarem em todas as missas os agonizantes.
É um tesouro imenso de Missas, orações e boas obras em favor dos agonizantes.
S. Pio X e Bento XV queriam que todos os sacerdotes e fiéis do mundo inteiro se inscrevessem nesta grande cruzada de caridade.
Lembremo-nos de que nós também um dia seremos agonizantes. É certo que nossa caridade sob a proteção de S. José muito nos há de valer naquela hora extrema.
Repitamos muitas vezes, e não deixemos um dia sem rezar a jaculatória da Pia União do Trânsito:
“Ó S. José, Pai adotivo de Jesus Cristo, e verdadeiro Esposo de Maria Virgem, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia (ou desta noite)”.
É bom inscrever-se na “Pia União do Trânsito”, cuja sede no Brasil é Igreja de S. José —Ipiranga —São Paulo.
Os sacerdotes farão grande ato de caridade para com sua alma e para com as almas dos agonizantes, celebrando a Missa anual pelos agonizantes no dia determinado pela Direção da Pia União do Trânsito, ou livremente quando possível.
Pingback: Oração pelos agonizantes – Nossa Senhora do Preciosíssimo Sangue e das Criancinhas Abortadas